sexta-feira, 7 de março de 2014

Ditados populares, adágios do mundo

Por Eliseu Antonio Gomes

Sem ser uma pessoa fanática, alienada ou bitolada, ouço algumas frases de efeito como pensamentos que afastam o ser humano do Criador.

Este mundo jaz no maligno, e quem é cristão precisa ter sua mente renovada pela Palavra de Deus, isto é, não deixar que seu raciocínio seja guiado por filosofias construídas pelo sistema que se rebela contra a vontade do Senhor.

1 - Os fins justificam os meios.


Um dos pilares da filosofia de Maquiavel, este provérbio é totalmente anticristão. Induz pessoas a buscarem seus objetivos passando por cima de todos os princípios e virtudes. Jesus manda amar a Deus e ao próximo como a si mesmo, amar os inimigos, enquanto Maquiavel prega que deve-se amar a si mesmo e Deus e os outros em nada importam.  

É claro que devemos ter metas e empreender esforços para conquistar o que queremos, porém, sem abandonar a fé e nem a ética. Amando a Deus e ao próximo, é possível nos realizarmos nessa vida (Salmo 37.4).

2 - Um é pouco, dois é bom e três é demais.


A solidão é ruim. O casamento é santo e a relação entre homem e mulher precisa ser à dois. No entanto, a relação do casal deve ser à três. Mas, a terceira pessoa triângulo na relação do casamento é Deus. Entre o marido e a mulher, o Criador do matrimônio deve estar presente, Ele é quem estabiliza a relação conjugal, dá a paz que todos os seres humanos precisam.

3 - A voz do povo é a voz de Deus.


Este ditado talvez seja o mais popular. Mas, jamais a voz do povo será a voz de Deus.

4 - Em terra de cego quem tem um olho é rei.


O ser humano precisa ter fé para agradar a Deus, e a fé é o firme fundamento das coisas que esperam e a prova das coisas que não se vêem. Ou seja, para viver no reino de Deus, a vista não é tão essencial como o adágio quer fazer parecer que seja.

5 - Uma andorinha só não faz verão.


É verdade, a andorinha solitária não é capaz de fazer verão. Mas um milhão delas reunidas também não fazem. Deus é quem criou as quatro estações, só Ele é capaz de conceder a primavera, o verão, o outono e o inverno. O Criador está acima de tudo, a história de torre de Babel é um exemplo de que não existe possibilidade de realizar projetos sem a permissão dEle.

6 - O que é bonito é para ser mostrado.


Principalmente os machões recitam essa frase para promover a perversão, a nudez pública de mulheres. Elas estão nuas e seminuas em passarelas, revistas, cinema e televisão.

7 - Olho por olho dentre por dente.


É trecho bíblico. Mas usa-se descontextualizado, porque não vivemos mais debaixo do Código Mosaico, que incitava a vingança. Nos dias da Dispensação da Graça, estamos sob o regime cristão. É preciso perdoar a todos, até os nossos inimigos.


8 - Homem não chora.


Jesus Cristo chorou. Existem dois relatos bíblicos afirmando isso. Na oportunidade da morte do amigo Lázaro, e quando estava diante de Jerusalém, na ocasião em que chegou montado em um burrinho. Tenho a convicção que voltou a chorar quando preso e torturado, pois as dores físicas que sentiu foram muitas.

9 - Diga-me com quem anda e direi quem tu és.


Jesus esteve próximo de beberrões e prostitutas. Nunca praticou o que essas pessoas praticavam, aproximava-se para levar as Boas Novas. Da mesma forma os evangelistas devem fazer, sair da reclusão das quatro paredes dos templos e apresentar o plano da salvação aos perdidos. A ordem de Jesus é ir ao mundo e pregar (Marcos 16.15-16).

10 - Antes só do que mal acompanhado.


Vale a mesma reflexão acima.

E.A.G.

Postagem publicada originalmente no blog Belverede em  26 de abril de 2013.

Um comentário:

Cristi@ne disse...

Oii, a paz
Gostei deste post, retrata a realidade dos ditos populares, vou passar adiante ok?
Graça e paz