sexta-feira, 20 de agosto de 2010

A mente do estudante com o coração em Deus


"Oh! não permitas Pai de amor,/ que aquilo que me dás/ eu ouse, incauto, desviar/ em causas vãs ou más!/ Não deixes que meu coração/ se engolfe no prazer/ e no fruir de muitos dons/ eu venha te esquecer ." Hino 58. J. Queiróz.

 
Há um bocado de motivos para você ter começado uma faculdade, jovem estudante. Pode ser que você tenha chegado à faculdade meio que sem pensar, seguindo a estrada que seus pais traçaram a você. Ou então, você quer ter um bom emprego na vida adulta, ganhar muito dinheiro etc. Ou até, quem sabe, está seguindo o seu coração, decidindo-se por fazer aquilo que gosta. Todos estes motivos, em certa medida, são válidos, mas quero encorajá-lo a pensar o quanto a sua faculdade tem a ver com sua fé.
 
Fé e ciência
 
"Porque o SENHOR dá a sabedoria, e da sua boca vem a inteligência e o entendimento" - Pv.2.6 (RA).

Há uma grande bobagem rolando na boca de gente a toa de que fé e razão são incompatíveis. No entanto, a relação entre conhecimento científico e fé é mais forte do que parece, pois as duas possuem um mesmo eixo, e este eixo é Deus. Tanto a fé em nosso coração quanto o conhecimento em nossa mente estão ligados a Deus, afinal, fé é a ciência de Deus, e ciência é a fé na criação de Deus. Fé é Deus revelando-se ao homem, e ciência é o homem buscando revelar a criação de Deus. E não tem como escapar, tanto a ciência (Pv.2.6) quanto a fé (Mt.11.27) são dadas por Deus ao homem.
Sendo assim, a ciência nada mais é do que tentar descrever o manual de instruções da criação de Deus, escondida por ele pelo pecado (Gn.11.1-9). Fazer ciência, seja qual for a sua faculdade, é ter alto conceito com aquele que tudo criou. Em última instância, Deus é o nosso referencial teórico maior. Por isso, é só através da fé em Deus que podemos fazer ciência séria e verdadeira. O orgulho, no entanto, faz o cientista desprezar Deus na ciência, e isso é loucura. Por isso, o homem mais sábio de todos os tempos, disse: "Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o Senhor" Pv. 1.7 (NTLH).
É por isso que Tiago diz: "Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. Peça-a, porém, com , em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento" - v.5-6 (RA).
Em tempo de faculdade ou de colegial, na igreja ou na sala de aula, tema ao Senhor, jovem estudante!

O NERD e o sábio

"Eu sou o Entendimento (...) Por meu intermédio, reinam os reis, e os príncipes decretam justiça. Por meu intermédio, governam os príncipes, os nobres e todos os juízes da terra. (...) Riquezas e honra estão comigo, bens duráveis e justiça. (...) Ando pelo caminho da justiça, no meio das veredas do juízo, para dotar de bens os que me amam e lhes encher os tesouros" Pv.8.14-21 (RA).

Enquanto estiver na faculdade, jovem estudante, lembre-se que você deve servir a Deus com o conhecimento que você adquire. Não confunda ser estudioso com ser sábio. Não confunda saber toda a matéria e tirar 10 com fazer frutos de justiça com seu conhecimento científico. O NERD se esbanja com o que sabe, o sábio faz justiça e dá bons frutos. A grande chance de você fazer uma faculdade na verdade é um instrumento de Deus para que você o sirva, em amor ao próximo e em respeito à sua criação.
Um estudante cristão nunca pode ser um NERD, que estuda para o próprio prazer e satisfação e para o próprio orgulho. Antes disso, suas grandes notas são grandes responsabilidades de servir ao próximo. Jovem estudante, busque reconhecer, em cada aula, em cada matéria, em cada semestre, em cada monografia, em que o Senhor quer usá-lo. O seu TCC é para Cristo!
Veja o que diz Maurício Cunha, em O Reino entre nós, pag.84.
"Existem hoje muitos conceitos, procedimentos, pesquisas, ferramentas provenientes de várias profissões e que poderão nos ser úteis no caminho que trilhamos em Deus. O desenvolvimento pessoal dos que querem trabalhar de modo efetivo sempre passará por esses conhecimentos de alguma forma."
Por isso que o estudante deve se empenhar em estudar com afinco, sem preguiça. Guarde em seu coração a pergunta de Salomão: "Preguiçoso, até quando vai ficar deitado?" Pv.6.9. Neste sentido, há uma grande diferença entre Salomão e Paulo. Ambos eram muito estudiosos. Salomão disse: "resolvi examinar e estudar tudo o que se faz neste mundo. Que serviço cansativo é este que Deus nos Deus" Ecl.1.13 (NTLH). E Paulo responde: "Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo, o Salvador de todos os homens, especialmente dos que crêem". O primeiro buscou sabedoria por si mesma e só encontrou inutilidade; o segundo buscou sabedoria olhando para Cristo e encontrou esperança. A diferença é gritante. Na velhice, Salomão é um velho cansado e pessimista, mas veja que testemunho de um grande e incansável estudioso como Paulo. Encarcerado, velho, pronto para morrer, abandonado por seus amigos, o apóstolo faz um incrível pedido ao seu amigo Timóteo: "Quando vier (...) traga os livros também, principalmente os de couro" - 2ª Tm.4.13 (NTLH).
Em tempo de faculdade ou de colegial, na igreja ou na sala de aula, sirva ao Senhor, jovem estudante!

A ciência na adoração
 
"Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos" – Sl. 19.1.

No salmo 19, Davi é um investigador da natureza entusiasmado e admirado com seu Criador. Mas veja bem, você não precisa ser um astrônomo para verificar a grandeza de Deus. A grandeza da criação não está só no movimento dos seres celestes. A Glória de Deus está nas estrelas, mas também na variedade das espécies de animais e plantas, das florestas, a beleza das plantas, o universo dos seres invertebrados. Mas também está na complexidade do comportamento humano, dos seus pensamentos profundos, das suas linguagens e poesia; a Glória de Deus está no corpo humano e na capacidade dada por Deus deste ser criar medicamentos para os próprios problemas. Na criatividade e capacidade do homem de se organizar em empresas, em nações, em associações, capacidade de produzir produtos que o auxiliem e o agradem; a Glória de Deus está presente na inteligência do homem em desenvolver tecnologia, arquitetura e engenharia; está na originalidade do homem em manipular os elementos mais microscópicos da natureza e fazer disso auxílio para sua própria existência. Apesar de todo este desenvolvimento do homem, a Glória de Deus é ainda maior quando pensamos que, de tudo o que avançamos, não chega nem perto do que poderíamos conseguir criar e desenvolver não fosse a interferência do pecado no mundo e em nossa mente. A ciência não engrandece a criatura, mas o Artista. Nós fazemos faculdade para investigar e mostrar ao mundo o quanto o Criador é espantosamente grandioso!
Assim, jovem estudante, em tempo de faculdade ou de colegial, na igreja ou na sala de aula, tema, sirva e adore ao Senhor!

Nenhum comentário: